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MATÉRIAS SOBRE SÃO PAULO


Marginal Tietê pode ter pedágio

 Jorge Tadeu da Silva

 

O projeto de reforma da marginal Tietê prevê a construção de oito novas faixas de tráfego, quatro de cada lado do rio. Parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Estado, a obra está orçada entre R$ 800 milhões e R$ 1 bilhão. A idéia é lançar o edital em 2007, quando os estudos devem ser finalizados.

Para viabilizar o projeto, a construção das novas pistas deve ser repassada à iniciativa privada na forma de concessão. As empresas seriam compensadas com a cobrança de pedágio urbano – o primeiro do país. Só pagariam os motoristas que utilizassem as novas faixas expressas.

Na prática, os 24,5 km da marginal, por onde circulam 750 mil veículos por dia, passariam a ter 11 faixas em cada sentido – quatro locais, três semi-expressas e quatro expressas. Hoje, há sete faixas na maior parte da via.

Para ampliar o número de faixas na marginal, será necessário utilizar parte do canteiro central – que perderia árvores recém-plantadas na reforma da calha do rio, projeto antienchente que consumiu R$ 1 bilhão dos cofres públicos – e também desapropriar imóveis junto à pista local.

Os estudos para a implantação do pedágio urbano na marginal Tietê indicam que o valor da tarifa irá depender do quilômetro rodado. Isto é, um veículo que rodar por toda a extensão (24,5 km) da via pagará a tarifa cheia. O motorista que utilizar apenas parte da marginal pagará menos. O projeto da reforma da marginal indica que o preço do pedágio variaria de R$ 0,50 a R$ 3,50, se fosse implantado hoje.

Urbanistas reagem com preocupação, já que pelo projeto, uma área de 600 mil m2 deixaria de ser permeável, ocasionando um maior número de enchentes na região..

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Maio / 2006
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