Voltar Para a Página Inicial
                   Página Inicial   Textos Publicados    Roteiros    Serviços    Espaço Pessoal    Links

.

ACONTECEU

Aqui nesta página você encontrará fatos importantes ou curiosos que despertaram a atenção de todos.

São registros jornalísticos abordando temas ocorridos no passado relacionados ao mês presente.

.

Maio


1968 em Paris - As barricadas de maio


Jorge Tadeu da Silva

 

Em 1965, na periferia da capital francesa, instalou-se Universidade Paris-Nanterre para acolher estudantes que não ingressavam no circuito superior tradicional (Sorbone, Escola Normal, Escola Politécnica, etc..).

Em pouco tempo tornou-se um centro de contestação. Em princípios de 1968 os estudantes convidaram o psicanalista Wilhelm Reich para uma palestra mas as autoridades vetaram-no. A questão sexual voltou a cena quando o líder estudantil Daniel Cohn-Bendit questionou o Ministro da Educação. As manifestações que se seguiram foram reprimido pela polícia. Em represália os estudantes ocuparam Nanterre em 22 de março. Seus colegas da Sorbone se solidarizaram.

Em 3 de maio a Universidade de Sorbone foi fechada pelas autoridades.O movimento se espalhou. Passeatas estudantis, organizadas pela UNEF (Union nationale des étudiants de France), foram dissolvidas com violência cada vez maior pela CRS, a policia do Presidente De Gaulle. Indignados os estudantes ergueram obstáculos nas ruas centrais de Paris que davam acesso ao Quartier Latin, antigo centro universitário da cidade. A maior batalha deu-se na “noite das barricadas”, em 10 de maio. A essa altura ganharam as simpatias de outros setores sociais: sindicalistas, professores, funcionários, jornaleiros, comerciários, bancários aderiram a causa estudantil. De protesto estudantil contra o autoritarismo e o anacronismo das academias rapidamente transformou-se, com a adesão dos operários, numa contestação política ao regime gaulista.

Paris, com o calçamento revirado, vidraças partidas, postes caídos e carros incendiados, assumiu ares de cidade rebelada. No alto das casas e prédios tremulavam bandeiras negras dos anarquistas. De 18 de maio a 7 de junho, 9 milhões de franceses declararam-se em greve geral. No dia 13 de maio um milhão e duzentos mil marcharam pelas ruas em protesto contra o governo. Liderados por Daniel Cohn-Bendit (Dany le rouge), Alan Geismar e Jacques Sauvageot, os estudantes colocaram em xeque o regime do velho general.

De Gaulle, em 29 de maio, chegou a viajar para as bases francesas na Alemanha para obter apoio do Gen. Massu afim de uma possível intervenção militar. Enquanto isso delegados governamentais negociavam em Grenelle com os sindicatos uma série de melhorias para retirar os trabalhadores da greve e afastá-los dos jovens radicais.

Os comunistas por sua vez negaram-se a associar-se a qualquer tentativa de assaltar o poder, o que fez J.P.Sartre denunciá-los dizendo que “Os Comunistas temem a revolução.”

De Gaulle recuperado propôs uma solução eleitoral e graças a ela, com o apoio de uma imensa manifestação da “maioria silenciosa” pela ordem, conseguiu evitar um motim social. Obteve uma significativa vitória nas eleições de 23-30 de junho. A partir de então o movimento estudantil refluiu. A tormenta passara, mas o General De Gaulle enfraquecido renunciou a presidência da Republica em 27 de abril de 1969, depois de tê-la ocupado por dez anos. Um jornalista francês Pierre Viansson-Ponté, num artigo irônico e profético escrito em março, alertou que “os franceses morrem de tédio” por estarem de fora dos grandes acontecimentos que ocorriam no mundo de então. Em maio o tédio transformou-se em furor e virou a França de cabeça para baixo.

Fonte: Terra - Fotos: Rabisco

 


Outros acontecimentos em maio


.

1500 Dia 01 - Pero Vaz de Caminha anuncia o feito da frota de Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil em 22 de abril, ao rei Dom Manuel, através de uma carta datada em 1° de maio.

O documento notabiliza-se como o mais importante relativo à descoberta do Brasil, pela riqueza de detalhes.

 

1675 – Dia 04 - O Observatório de Greenwich é criado, durante o reinado de Carlos II da Inglaterra.

 

Termina a II Guerra Mundial
Forças alemães na Itália, Holanda, Dinamarca e noroeste da Alemanha se rendem depois que Hitler se refugia numa fortaleza militar e se suicida. O assédio da União Soviética cresce, e seu exército ocupa Berlim. No dia
7 de maio de 1945, a Alemanha assina a sua rendição. A guerra na Europa chegava ao fim.
(leia mais)

 

1350 – Dia 08 - É assinado o Tratado de Bretigny, que põe fim ao primeiro período da chamada Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.

 

1551 Dia 12 - É fundada a Universidade de San Marcos, em Lima, no Peru, considerada a mais antiga da América do Sul.

 

1952 – Dia 14 - O Esquadrão de Demonstração Aérea Brasileiro, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realiza sua primeira exibição oficial.

 

2004 – Dia 16 - O Estado americano de Massachusetts se tornou o primeiro a permitir o casamento legal entre pessoas do mesmo sexo.

 

2000 – Dia 17 - Os cientistas Luc Montagnier e Robert Gallo recebem o Prêmio Príncipe de Astúrias de Investigação Científica e Técnica 2000 por seu descobrimento do vírus da AIDS.

 

1994 – Dia 19 - Morre Jacqueline Bouvier (Jacqueline Kennedy Onassis), viúva do ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy e do magnata Aristóteles Onassis.

 

1927 – Dia 20 - O aviador norte-americano Charles Lindbergh descola de Nova York em seu avião "Spirit of St. Louis", para realizar a primeira travessia que cruzou o Atlântico, com Paris como destino.

 

1853 Dia 23 - A Argentina aprova a constituição que vigora até hoje com emendas.

 

1979 Dia 25 - Um avião de passageiros cai no aeroporto de Chicago e 276 pessoas morrem. (leia mais)

 

1960 Dia 26 - Grandes tremores de terra e maremotos no Chile causam a morte de aproximadamente 6 mil pessoas e deixam mais de 600 mil desabrigadas.

 

1981 – Dia 28 - A Anistia Internacional informa que 9 mil pessoas desapareceram na Argentina desde 1976.

 

1966 – Dia 31 - Monges budistas atearam fogo sobre seus próprios corpos em Saigon, como forma de protesto contra a política do governo militar do Vietnã do Sul.

 


Fatos  históricos relatados anteriormente

.

                     MARÇO - O início do III Reich

                     FEVEREIRO - A Semana de Arte Moderna de 1922

                     JANEIRO - Retrospectiva 2006

                     DEZEMBRO - Sobrevivendo ao inferno - A tragédia nos Andes

                     NOVEMBRO - Zumbi dos Palmares

                     OUTUBRO - Dez anos da tragédia no vôo 402 da TAM

                     SETEMBRO - O acidente radioativo em Goiânia

                     AGOSTO - Hiroshima e Nagasaki - O primeiro ataque atômico da história

                     JULHO - A derrota que abalou um país inteiro

                     JUNHO - A passeata dos 100 mil e o Watergate

                     MAIO - O fim da II Guerra na Europa

                     ABRIL - A Revolução dos Cravos

                     MARÇO - 31 de março de 1964, o dia do Golpe Militar

                     FEVEREIRO - Incêndio do Joelma e a explosão do Columbia

                     JANEIRO - Diretas Já e a libertação em Auschwitz

                     DEZEMBRO - O AI-5 e Outros Fatos Históricos

                     NOVEMBRO - A Queda do Muro de Berlim e O Retorno dos Anistiados

                     OUTUBRO - O Acidente da TAM e o Assassinato de Herzog

                     SETEMBRO - Os dois 11 de setembro

                     AGOSTO - 24 de Agosto de 1.954: Getúlio Vargas suicida-se

                     AGOSTO - Berlim amanhece dividida por muro  

                     JULHO - Há 60 anos era detonada a primeira bomba atômica

.

.

Voltar ao topo da página


Pesquisa: Jorge Tadeu da Silva - Maio / 2007

- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005/2015