Voltar Para a Página Inicial
     Página Inicial   Textos Publicados    Roteiros    Serviços    Opinião    Espaço Pessoal    Links

 .

ACONTECEU

 
Aqui nesta página você encontrará fatos importantes ou curiosos que despertaram a atenção de todos.
São registros jornalísticos abordando temas ocorridos no passado relacionados ao mês presente.

Setembro


OS DOIS 11 DE SETEMBRO


O Golpe Militar no Chile


Jorge Tadeu da Silva

Ao amanhecer do dia 11 de setembro de 1973, todo o Chile já estava nas mãos dos militares. Era o dia final de uma operação organizada durante três meses pelos principais comandantes militares do país e ao qual o general Augusto Pinochet só teve conhecimento com uma semana de antecedência. Foi o suficiente para assumir o comando do golpe.

Já nas primeiras horas da manhã uma coluna de tanques se dirigiram ao  Palácio La Moneda para depor o presidente.

O presidente respondeu pelas rádios que o governo ainda não estava sob o controle dos golpistas, recusando-se a abandonar o Palácio e convocando o povo a resistir. A esta altura não havia contra o que resistir - os militares já tomavam o país de ponta a ponta. Valparaíso, Concepción e outras cidades importantes entregavam-se ao controle dos militares, sem oferecer resistência das milícias armadas de esquerda.

Em seguidos pronunciamentos pelo radio, a única não controlada pelos golpistas, Allende anuncia que não aceita as propostas de exílio feita pelos militares e que irá resistir no Palácio La Moneda, em pleno centro da capital Santiago. Em sua última foto, que iria estampar a capa de jornais do mundo inteiro no dia seguinte, aparece de capacete e com a submetralhadora de fabricação soviética que Fidel Castro lhe dera.

Aviões da Força Aérea fazem vôos rasantes pela cidade bombardeando alvos selecionados.

Às 9h30, o presidente fez pela Rádio Magallanes o seu último discurso. Momentos depois, as tropas que cercavam o Palácio abriram fogo. As poucas forças de resistência dentro do Palácio responderam aos tiros. Por volta das 11hs da manhã conseguiu-se negociar a saída de alguns civis do palácio - mulheres na maioria, entre elas a filha e a mulher de Allende.

Mal as mulheres saíram teve início o bombardeio do palácio por aviões da Força Aérea Chilena, seguido de um incêndio que queimou durante uma hora inteira sem ser combatido.  Às 13hs as tropas avançaram lentamente em direção ao La Moneda, e mesmo sob os tiros dos últimos defensores, invadiram o palácio em chamas. O presidente Salvador Allende foi encontrado morto na ante-sala de seu gabinete presidencial - segundo os militares, um suicídio cometido com a mesma sub-metralhadora presenteada por Fidel Castro. 

Estava implantada no Chile uma das ditaduras mais sanguinárias de todos os tempos.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA

Pinochet e

La Moneda

Militares cercando

As primeiras

Allende

sitiado

o Palácio

detenções


O ATAQUE AOS EUA


Jorge Tadeu da Silva

Numa espantosa ação coordenada, e tendo como armas grandes jatos comerciais seqüestrados - carregados de combustível -, terroristas lançaram no dia 11 de setembro de 2001, um gigantesco e devastador ataque contra os Estados Unidos.

Às 08h45min, um Boeing 767-200 da United Airlines - que decolara de Boston às 7h59 para o vôo 175, rumo a Los Angeles, com 65 passageiros e nove tripulantes a bordo - foi desviado e se chocou contra a torre sul do World Trade Center, em Nova York. Pouco depois, às 9h03min, um segundo Boeing 767-200, da American Airlines - que partira de Boston às 8h10 para o vôo 11, rumo a Los Angeles, com 92 pessoas a bordo - atingiu a torre norte do World Trade Center, diante das câmeras de TV.

Às 9h40 ocorreu o ataque ao Pentágono. Em Washington, um outro jato da American Airlines (um Boeing 757) chocou-se com instalações do Pentágono, nas proximidades da área de pouso de helicópteros. Faria o vôo 77, do Aeroporto de Dulles a San Francisco, com 58 passageiros e 11 tripulantes. Parte de um dos edifícios do Pentágono ficou muito danificada. Em seguida, as autoridades determinaram a evacuação da Casa Branca, Capitólio e Departamento de Estado

A exemplo das armas usadas - Boeings 767 e 757 da American e United Airlines, as duas maiores empresas aéreas americanas - os alvos escolhidos para a horripilante seqüência de atentados não poderiam ser mais simbólicos do poderio econômico e militar dos EUA: as torres gêmeas World Trade Center, de 110 andares, no coração do distrito financeiro de Nova York, que desabaram menos de uma hora depois de serem atingidas nos andares superiores por dois aviões, com 18 minutos de intervalo; e o Pentágono, a sede do Ministério da Defesa e do comando das forças armadas do país, nos arredores de Washington.

Os atentados foram atribuídos à rede Al-Qaeda, de Osama Bin Laden, um terrorista que há cinco anos morava nas montanhas do Afeganistão. Naquela que foi chamada "cruzada contra o terror" pelo presidente americano George W. Bush, foi ordenado um ataque que devastou o país do centro-oeste asiático, na operação militar batizada de "Liberdade Duradoura", sem sucesso na captura do líder da Al-Qaeda.

PENTÁGONOWCT


.

Fatos  históricos relatados anteriormente

.

AGOSTO - 24 de Agosto de 1.954: Getúlio Vargas suicida-se

AGOSTO - Berlim amanhece dividida por muro  

JULHO - Há 60 anos era detonada a primeira bomba atômica

.

.

Voltar ao topo da página


Pesquisa: Jorge Tadeu da Silva - Agosto / 2005

- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005-2007