Voltar Para a Página Inicial
     Página Inicial   Textos Publicados    Roteiros    Serviços    Opinião    Espaço Pessoal    Links

.

ACONTECEU

 

Aqui nesta página você encontrará fatos importantes ou curiosos que despertaram a atenção de todos.

São registros jornalísticos abordando temas ocorridos no passado relacionados ao mês presente.


Maio


O fim da II Guerra na Europa


Jorge Tadeu da Silva

 

A Alemanha se rendeu várias vezes em maio de 1945

 

A primeira grande capitulação de uma grande formação do exército alemão aconteceu no dia

4 de maio de 1945. O marechal de campo britânico Bernard Montgomery recebeu a rendição parcial do almirante Hans Georg von Friedeburg.

 

A intenção de Friedeburg era possibilitar ao maior número de alemães, tanto soldados quanto civis, a fuga para o Ocidente. Foi assim que surgiu a situação em que um comandante suplicou ao inimigo que o tornasse prisioneiro, para assim escapar de outro inimigo.

 

Montgomery aceitou a rendição, mas descreveu mais tarde, de maneira descontraída, que deixou o almirante alemão esperando por um longo tempo.

 

A primeira capitulação em Lüneburg se estendeu a todos os soldados que combatiam ao Norte e ao Oeste do país, mas não para toda a Wehrmacht. Esta outra rendição foi recebida pelo general Dwight D. Eisenhower (EUA), em Reims, na França. Novamente Friedeburg foi o encarregado das negociações, e fez a seguinte oferta: os alemães continuariam resistindo no Leste, se o Ocidente estivesse disposto a uma paz moderada.

 

Recusa

 

Eles tampouco cederam quando grande almirante Karl Dönitz enviou, logo após a morte de Hitler, o general Alfred Jodl com as mesmas intenções. Com a frase "Isso é tudo!", Eisenhower rechaçou a oferta de Jodl. E o general alemão saiu mudo e aceitou tudo.

 

Na madrugada do dia 7 de maio de 1945, Jodl assinou o que talvez seja o documento mais importante da Segunda Guerra. Depois de cinco anos e nove meses e cinqüenta milhões de mortos em uma guerra de dimensões inimagináveis, terminava a grande matança.

 

Stalin fora de si

 

Mas Stalin se irritou porque o fim oficial da guerra havia sido decidido sob direção dos norte-americanos. Entre outras coisas, devido às grandes perdas que a União Soviética havia tido, ele insistiu que deveria ser realizada uma nova e definitiva rendição, mesmo que fosse apenas uma encenação. E que isso deveria acontecer onde tudo começou: em Berlim.

 

O comandante de Berlim, Helmuth Weidling, já havia se rendido no dia 2 de maio. Desde então, a Escola de Engenharia da Wehrmacht, em Karlshorst, era o quartel-general russo. A nova rendição deveria ser assinada na presença dos oficiais, e foi planejada por Stalin até os seus últimos detalhes.

 

Pelo lado dos aliados ocidentais, assinaram o documento o general norte-americano Carl Spaatz, o marechal britânico do ar William Tedder e o general francês Jean de Lattre, que nada mais eram mais do que comparsas.

 

Os protagonistas

 

 Os verdadeiros protagonistas foram Wilhelm Keitel e Georgi Shukov. O marechal de campo alemão se esforçou para demonstrar compostura, mas o marechal da União Soviética não o permitiu. Com palavras ásperas, ordenou a Keitel que assinasse o documento já preparado. Keitel obedeceu –  assinou, levantou-se e se retirou. Para as festividades posteriores, a mesa para os alemães foi posta num edifício anexo.

 

Keitel havia entregado aos aliados "todas as forças armadas sob comando alemão". Mesmo assim, muitas unidades continuaram combatendo, menos por fanatismo do que para romper a frente ocidental. Em meados de maio, todas as armas definitivamente se calaram. A guerra havia terminado.

 

A primeira grande rendição de tropas alemãs aconteceu em 4 de maio, a primeira capitulação general, no dia 7 em Reims. O cessar-fogo estava previsto para as 23h01min do dia 8, mas na verdade aconteceu às 0h16min do dia 9, quando Keitel assinou o documento. O relógio do Kremlin inclusive já apontava 2h16min.

 

Por isso, muitos norte-americanos recordam o fim da guerra no dia 7, os alemães no dia 8, e os russos, no dia 9. Nenhuma das datas, no entanto, está correta: o conflito continuou ainda por quatro meses e custou a vida de outras dezenas de milhares de pessoas até a rendição do Japão, no dia 2 de setembro de 1945.

 

Fonte: Deutsche Welle e www.ed-dolmen.com

 

Berlim em ruínas

..


Outros acontecimentos em maio


Jorge Tadeu da Silva

1 - Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho foi criado em 1889 por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886 em Chicago, principal centro industrial da época. Os trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho.

2 - Morre Leonardo Da Vinci
Leonardo Da Vinci, engenheiro e artista renascentista italiano, morre aos 67 anos, no dia 2 de maio de 1519. O autor de obras famosas, como Última Ceia, Virgem dos Rochedos e Mona Lisa (foto), deixou centenas de idéias e estudos científicos escondidas em cadernos de anotações.

5 - Morre Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte morre em 5 de maio de 1821. Foi general de artilharia francesa e líder do Exército. Na Itália, venceu uma série de batalhas, adquirindo grande prestígio. Tornou-se ditador da França, com o título de Cônsul. Em 1814, os inimigos invadem a França e Napoleão é exilado na ilha de Elba.

6 - Nasce Sigmund Freud
Sigismund Schlomo Freud nasceu em 1856, na então cidade austro-húngara de Freiberg, Moravia (atualmente Pribor, Checoslovaquia). Ele inventou a teoria e a prática da psicanálise, termo criado em 1896. Freud morreu em setembro de 1939. Seu legado teve grande influência na cultura do século XX.

9 - Mohammed Ali perde título
O boxeador Cassius Clay, chamado de Mohammed Ali, ganhou por três vezes o cinturão mundial dos pesos pesados. Lutou também contra a segregação racial nos Estados Unidos. Ele foi um dos símbolos da oposição à Guerra do Vietnã. Em 9 de maio de 1967, perdeu seu título mundial ao se negar a prestar serviço militar.

10 - Mandela na África do Sul
Nelson Mandela assume a presidência da África Sul no dia 10 de maio de 1994. Ele é o primeiro negro da história a assumir o cargo no país. Mandela era pacifista e fazia campanhas por uma sociedade democrática mais livre e multirracial. Em 1993, junto com De Klerk, recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

12 - Testes nucleares dos EUA
No dia 12 de maio, os Estados Unidos testam, nas Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico, a primeira bomba de Hidrogênio. Entre 1946 e 1958, o país realizou 67 testes nucleares nas Ilhas Marshall, formado por 29 atóis e 3 ilhas. O local foi escolhido por ser no meio do caminho entre a Ásia e Oceania.

13 - É assinada a Lei Áurea
A extinção da escravidão no Brasil se deu de forma gradual. A Lei do Ventre Livre, em 1871, considerava livres os filhos das escravas. A Lei dos Sexagenários, em 1885, declarava livres aquelas com mais de 60 anos. Em 1888, a princesa Isabel assinou a Lei nº 3353, a Lei Áurea, libertando finalmente todos os escravos.

14 - Pacto de Varsóvia
No dia 14 de maio de 1955, foi criado o Pacto de Varsóvia por oito países do Leste Europeu: Albânia, Bulgária, Checoslovaquia, Hungria, Polônia, Romênia, URSS e República Democrática Alemã. O Tratado de Amizade, Cooperação e Ajuda Mútua é semelhante ao do Oeste Europeu, que criou a OTAN.

17 - Caso Watergate
No dia 17 de maio de 1973, teve início o processo Watergate no Senado dos Estados Unidos. O presidente Nixon renunciou em razão de um caso de espionagem. Cinco ex-integrantes do FBI e da CIA que colaboraram para a reeleição haviam sido detidos no quartel-general do Partido Democrata, no edifício Watergate.

20 - Inauguração de Auschwitz
Em 20 de maio de 1940, entra em funcionamento o campo nazista de Auschwitz. Ele foi o maior campo de concentração em funcionamento durante a II Guerra Mundial. Nele, dezenas de milhares de judeus foram carbonizados em fornos coletivos. Aos prisioneiros era dito que iriam tomar banho de água quente.

21 - França - Maio de 1968
Em 21 de maio de 1968, dez milhões de franceses fazem greve. Naquele mês, estudantes da Sorbonne e da Naterre foram às ruas para lutar contra a cultura vigente. Pregavam o igualitarismo, o liberalismo e a liberação sexual. Os slogans dos manifestantes eram: "é proibido proibir", "gozar sem freios" e "nem Deus, nem mestre".

22 - O primeiro avião
Em 22 de maio de 1908, os irmãos Wright apresentam seu artefato voador no escritório de patentes norte-americano. Em 1903, Orville Wright teria conseguido realizar o primeiro vôo com um aeroplano mais pesado do que o ar, o Flyer 1. No entanto, alguns atribuem a Santos Dumont o feito, que teria acontecido em julho de 1906, com o 14 Bis.

24 - O Telégrafo
O código Morse representa os caracteres através de pontos e traços. Estes correspondem a impulsos elétricos. Em 24 de maio de 1844, Samuel Morse (foto) emite a primeira mensagem telegráfica, enviada de Washington a Baltimore. Em 1872, o continente americano já era cruzado por mais de 300 mil quilômetros de linhas.

27 - Reforma Protestante
Em 27 de maio de 1564, morre João Calvino (foto), reformista protestante. O fundador do calvinismo opunha-se à catolização da Igreja inglesa. Ele atacava práticas como ornamentos e músicas de órgãos. A sua corrente, a puritana, criticava também a autoridade dos bispos e governos.

29 - Tomada de Constantinopla
No dia 29 de maio de 1453, os turcos otomanos, comandados pelo califa Maomé II, tomaram a cidade de Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia. O acontecimento marcou o fim do Império Romano e o início da Era Moderna. Com a conquista, os turcos bloquearam as milenares rotas de comércio entre a Europa e o Oriente.

31 - 1994 - Os mísseis nucleares norte-americanos em terra e mar deixam de apontar para seus objetivos na antiga URSS.

 

.

Fatos  históricos relatados anteriormente

.

                     ABRIL - A Revolução dos Cravos

                     MARÇO - 31 de março de 1964, o dia do Golpe Militar

                     FEVEREIRO - Incêndio do Joelma e a explosão do Columbia

                     JANEIRO - Diretas Já e a libertação em Auschwitz

                     DEZEMBRO - O AI-5 e Outros Fatos Históricos

                     NOVEMBRO - A Queda do Muro de Berlim e O Retorno dos Anistiados

                     OUTUBRO - O Acidente da TAM e o Assassinato de Herzog

                     SETEMBRO - Os dois 11 de setembro

                     AGOSTO - 24 de Agosto de 1.954: Getúlio Vargas suicida-se
                     AGOSTO - Berlim amanhece dividida por muro  
                     JULHO - Há 60 anos era detonada a primeira bomba atômica

.

.

Voltar ao topo da página


Pesquisa: Jorge Tadeu da Silva - Maio / 2006

- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005/2007