Voltar Para a Página Inicial
     Página Inicial   Textos Publicados    Roteiros    Serviços    Opinião    Espaço Pessoal    Links

.

ACONTECEU

Aqui nesta página você encontrará fatos importantes ou curiosos que despertaram a atenção de todos.

São registros jornalísticos abordando temas ocorridos no passado relacionados ao mês presente.


Agosto


Hiroshima e Nagasaki - O primeiro ataque atômico da história


Jorge Tadeu da Silva

 

Em meados de 1945, depois de os testes no Novo México terem sido bem-sucedidos, os EUA tornaram-se o país detentor do monopólio da produção da bomba atômica. Não demorou muito para que essa arma fosse testada em uma situação real, em uma cidade de verdade. Em 25 de julho de 1945, o presidente norte-americano Harry Truman ordenou o ataque ao Japão. Em 6 de agosto de 1945, a cidade de Hiroshima entraria para a história de maneira trágica: seria a primeira do mundo a sofrer um ataque atômico contra uma população civil.

A bomba lançada sobre Hiroshima recebeu o nome de Little Boy (“Garotinho”, em português). Ela media 4 metros e 25 centímetros de comprimento e pesava 4.500 quilos. Sua carga nuclear era composta de urânio e devia explodir ao chegar a aproximadamente 565 metros do solo. A energia liberada pela bomba era semelhante a uma carga de 20 mil toneladas de TNT.

 

Coronel Paul W. Tibbets Junior, piloto do Enola Gay, o avião que soltou a bomba atômica em Hiroshima, acenando da cabine antes da decolagem, em 6 de agosto de 1945.

Little Boy, a bomba que foi lançada

 sobre Hiroshima, provocando a destruição

da cidade, em agosto de 1945.

Um soldado japonês caminha entre as ruínas resultantes da explosão atômica em Hiroshima, Japão, setembro de 1945.

 

Quando atingiu seu alvo, um furacão de fogo arrasou a cidade, e o que se seguiu foi o caos: a cidade destruída, centenas de milhares de pessoas feridas, cobertas de vidro e madeira ou com seus corpos queimados. Elas não tinham a quem recorrer, já que suas casas foram destruídas, bem como a de seus conhecidos, e mesmo os hospitais haviam sido danificados e não tinham condições para atender à população. Faltavam médicos, enfermeiros e remédios. Mortos também jaziam pelas ruas, e o cheiro da cidade era insuportável. Era a visão do apocalipse!

Como se não bastasse o horror de Hiroshima, essa mesma experiência foi repetida três dias depois na cidade de Nagasaki, que foi atingida por uma bomba com carga atômica de plutônio. Novamente, o desastre se repetiu.

 

Bomba nuclear do tipo Fat Man, o mesmo da que foi lançada sobre a cidade de Nagasaki.

Uma densa coluna de fumaça elevando-se a mais de 60 mil pés de altitude sobre o porto japonês de Nagasaki. Era a segunda vez que se utilizava uma bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.

   Vítima da explosão atômica

 em Nagasaki, 1945.

 

 

Ainda hoje os sobreviventes da maior catástrofe da história trazem marcas físicas e psicológicas do terror vivido em Hiroshima e Nagasaki. Os dias 6 e 9 de agosto são relembrados, há 61 anos, com muito sofrimento e provavelmente jamais serão esquecidos.

 

Bibliografia consultada:

HERSEY, John. Hiroshima. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

REVISTA National Geografhic Brasil. O fantasma da bomba. Ago. 2005.

A SEGUNDA Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Codex S.A., 1996.

 

Banco de imagens:

Nara — US National Archives and Records Administration

Truman Library

 


Outros acontecimentos em agosto


Jorge Tadeu da Silva

.

O Cruzeiro Real
No dia 1º de agosto de 1993, o Cruzeiro Real passa a ser a moeda oficial do Brasil. A moeda substitui o Cruzeiro, por excesso de zeros. As notas de 50 mil, 100 mil e 500 mil Cruzeiros são carimbadas para o novo padrão e aproveitadas. O Cruzeiro Real saiu de cena em 30 de junho de 1994, dando lugar ao Real.

 

A Guerra do Golfo
Em 2 de agosto de 1990, o Iraque invade o Kuwait. A ocupação é o estopim da Guerra do Golfo, liderada pelos Estados Unidos. Saddam Hussein justifica a invasão, afirmando que o Kuwait praticava uma política de superextração de petróleo, para fazer o preço cair no mercado e prejudicar a economia iraquiana.

 

Primeira Guerra Mundial
Em 3 de agosto de 1914, França, Bélgica e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha, iniciando a Primeira Guerra. O estopim foi o assassinato do príncipe do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em 28 de junho. Entre 28 de julho e 3 de agosto, todas as potências entram na guerra (menos a Itália).

 

Atentado da Toneleros
Em 5 de agosto de 1954, quando o jornalista Carlos Lacerda se aproximava do seu apartamento, na Rua Toneleros, ele foi vítima de um atentado. As balas feriram seu pé e mataram o major Rubens Vaz da FAB, que lhe fazia a segurança. O mandante do crime foi o chefe da guarda de Getúlio Vargas, Gregório Fortunato.

 

Caso Watergate
Em 8 de agosto de 1974, o republicano Richard Nixon renuncia à presidência dos Estados Unidos. Sob ameaça de impeachment, por ter dado aval à espionagem da sede do Partido Democrata em Washington, Nixon foi o primeiro dirigente norte-americano a renunciar.

 

Morre Betinho
Em 9 de agosto de 1997, morre o sociólogo Herbert de Souza. Betinho nasceu em 1935, na cidade mineira de Bocaiúva. Como seus irmãos Henfil e Chico Mário, herdou a hemofilia e contraiu o vírus HIV em transfusão de sangue. Ele criou a Ação da Cidadania Contra Fome e a Miséria, liderando campanha nacional.

 

O fim do Fusca
Em 1986, o automóvel Fusca parou de ser fabricado no Brasil. O carro foi lançando originalmente na Alemanha em 1935 pelo projetista Ferdinand Porsche. Em 1959, foram lançados os primeiros com fabricação brasileira. Em 1993, a pedido de Itamar Franco, o Fusca volta a ser produzido. Sua extinção definitiva ocorre em 1996.

 

O Muro de Berlim
Em 13 de agosto de 1961, soldados soviéticos começam a construção do Muro de Berlim. Em 1949, surgia a República Federal Alemã e a República Democrática da Alemanha. Em 1961, o governo da RDA constrói o muro, para evitar a fuga da população para o lado ocidental da cidade, controlado pelas forças americanas.

 

Festival de Woodstock
Em 15 de agosto de 1969, tem início o Festival de Woodstock, em uma fazenda em Nova York. Cerca de 500 mil jovens conviveram por três dias, no auge da pregação em torno do sexo, drogas e rock'n'roll. Este movimento da "contracultura" criticava o capitalismo e condenava a Guerra do Vietnã.

 

O Rei do Rock
No dia 16 de agosto de 1977, morre Elvis Aaron Presley, o primeiro ícone do rock and roll. Suas influências musicais incluem baladas pop, a música country da época, a gospel que escutava na igreja e o rhythm and blues. Além de fenômeno, Elvis é o artista solo que mais vendeu na história.

 

Morre Drummond
Em 17 de agosto de 1987, morre Carlos Drummond de Andrade. Ele nasceu em Itabira do Mato Dentro, Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902. Em 1925, funda A Revista, veículo de afirmação do Modernismo em Minas. Alguns de seus poemas mais famosos são Em Sentimento do mundo, José e A rosa do povo.

 

Surgimento da pílula
Em 18 de agosto de 1960, o contraceptivo oral é liberado nos Estados Unidos. A pílula significou uma verdadeira revolução nos hábitos sexuais. No início, ela causava diversos efeitos colaterais. Atualmente, as dosagens de estrogênio e progesterona foram reduzidas e o impacto na saúde da mulher é menor.

 

Morre Garcia Lorca
Em 19 de agosto de 1936, Federico Garcia Lorca é assassinado, sendo uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola. No início de sua carreira, sofre influência de Buñuel e do mestre do surrealismo, Salvador Dali. Lorca é o poeta espanhol mais conhecido, só perdendo para Cervantes no número de edições e traduções.

 

Assassinato de Trotsky
Em 20 de agosto de 1940, o revolucionário comunista Leon Trotsky é assassinado. Nascido em 1879, seu verdadeiro nome era Lev Davidovitch Bronstein. Em 1917, Lenin e Trotsky proclamam o Estado Operário na Rússia. Em 1924, Lenin morre e Stálin passa a perseguir Trotsky, conseguindo bani-lo do país em 1929.

 

Maluco Beleza
Em 21 de agosto de 1989, morre Raul Seixas, um dos grandes músicos brasileiros. "Raulzito" gravou mais de 20 discos, teve cinco esposas e sofreu com o alcoolismo, que lhe rendeu uma pancreatite aguda, motivo de sua morte. Seu estilo fundiu o rock com todos os ritmos brasileiros, do xote ao baião.

 

Morte de Vargas
Em 24 de agosto de 1954, o presidente brasileiro Getúlio Vargas comete suicídio. Em sua carta-testamento, escreve: "Saio da vida para entrar na História". Ele foi chefe do governo depois da Revolução de 30 e eleito pela constituinte em 1934. Em 1945, foi deposto, voltando à presidência em 1951.

 

Os direitos dos homens
No dia 26 de agosto de 1789, durante a Revolução Francesa, a Assembléia Constituinte aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. O documento defende a propriedade privada, institui a igualdade jurídica e a liberdade pessoal, ou seja, os direitos naturais e sagrados do homem.

 

Impeachment de Collor
No dia 28 de agosto de 1992, o processo de impeachment de Fernando Collor é aprovado pela Câmara dos Deputados. O primeiro governo eleito por voto direto desde 1960 durou de 15 de março de 1990 a 2 de outubro de 1992. O processo ocorreu após acusações de corrupção e da mobilização da sociedade.

 

Morre a Princesa Diana
No dia 31 de agosto de 1997, morre a princesa Diana (foto) e seu namorado, Dodi Al Fayed. Eles estavam em Paris e morreram em um acidente de automóvel. O motorista perdeu o controle da direção quando tentava fugir de fotógrafos. A morte da princesa provocou comoção em diversos países.

.

.

Fatos  históricos relatados anteriormente

.

                     JULHO - A derrota que abalou um país inteiro

                     JUNHO - A passeata dos 100 mil e o Watergate

                     MAIO - O fim da II Guerra na Europa

                     ABRIL - A Revolução dos Cravos

                     MARÇO - 31 de março de 1964, o dia do Golpe Militar

                     FEVEREIRO - Incêndio do Joelma e a explosão do Columbia

                     JANEIRO - Diretas Já e a libertação em Auschwitz

                     DEZEMBRO - O AI-5 e Outros Fatos Históricos

                     NOVEMBRO - A Queda do Muro de Berlim e O Retorno dos Anistiados

                     OUTUBRO - O Acidente da TAM e o Assassinato de Herzog

                     SETEMBRO - Os dois 11 de setembro

                     AGOSTO - 24 de Agosto de 1.954: Getúlio Vargas suicida-se
                     AGOSTO - Berlim amanhece dividida por muro  
                     JULHO - Há 60 anos era detonada a primeira bomba atômica

.

.

Voltar ao topo da página

 

 

Pesquisa: Jorge Tadeu da Silva - Agosto / 2006

- Designer BNA Projetos - bnaprojetos@uol.com.br © Copyright - Jorge Tadeu da Silva - 2005/2007