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ACONTECEU

Aqui nesta página você encontrará fatos importantes ou curiosos que despertaram a atenção de todos.

São registros jornalísticos abordando temas ocorridos no passado relacionados ao mês presente.


Outubro


Dez anos da tragédia no vôo 402 da TAM


Jorge Tadeu da Silva

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Sou uma das vítimas terrestres do acidente. Minha casa foi destruída pelo avião. Prestes a completar 10 anos da tragédia, até agora não fui indenizado. A ação foi julgada a meu favor em 1ª e 2ª Instâncias, mas a TAM e a Unibanco Seguros vêm interpondo recursos para obstruir o pagamento. Não dá para aceitar a lentidão e os infindáveis recursos que há na Justiça brasileira.

 

 

Acima: minha casa

O ACIDENTE

Pintado de azul escuro, com a inscrição "number 1", o Fokker 100, prefixo PT-MRK, da TAM (o da foto ao lado), taxiou pela pista 17 R do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Eram 8 horas e 26 minutos da quinta-feira, 31 de outubro. A bordo, o plano do vôo 402 indicava que o avião deveria chegar à cabeceira dos 1.800 metros de pista, a mais de 33 metros de altura. Acelerando em linha reta, o piloto José Antônio Moreno, 35 anos de idade e nove mil horas de vôo, ganharia pelo menos 165 metros de altura quando, então, faria uma curva à esquerda. Seria o caminho certo para levar 90 passageiros e outros seis tripulantes ao Rio de Janeiro.

O Fokker não conseguiu ultrapassar os programados 33 metros de altura. Segundo registraram os radares do Centro Integrado de Defesa Aérea (Cindacta) e Controle do Tráfego Aéreo, sua velocidade batia em 300 quilômetros por hora. Tinha os tanques cheios de querosene e viajava com apenas 18 lugares vazios. Cerca de 20 segundos após a decolagem, a dois quilômetros da cabeceira sul de Congonhas, o avião bateu com a asa direita no teto de um edifício de três andares, localizado no Jabaquara. Transformado numa bola de fogo, bateu sucessivamente em outros dois prédios e destruiu totalmente oito casas. Outras 11 foram atingidas por pedaços da fuselagem. Espalhou labaredas, destroços, pânico e mortes na rua Luís Orsini de Castro. Às 8 horas e 28 minutos dava-se a maior tragédia já registrada no Aeroporto de Congonhas. O vôo 402 não deixou sobreviventes. O PT-MRK matou três moradores do Jabaquara.

O laudo do acidente previsto para sair em 90 dias, demorou mais de um ano, exatamente 406 dias. Atendendo a interesses inconfessáveis, não apontou a TAM como responsável pelo acidente.
A Comissão teve 11 membros integrantes, 11 deles pertencentes a empresas envolvidas. Não havia representante das vítimas. Mais tarde, a Justiça corrigiu esse "deslize".

 

Leia a História Real do Acidente do Vôo 402 da TAM, com matérias e fotos,

CLICANDO AQUI

O que ocorreu com o vôo 402

8:00 hs

 

. Defeito 

Os problemas começam no pouso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Os dados da caixa-preta indicam que o reverso - mecanismo que inverte o sentido do jato da turbina para a frente, dando efeito de marcha à ré  do motor direito permaneceu ''em trânsito'', ou seja, não ficou travado.

 

. Reação da tripulação 

Nem os tripulantes que trouxeram o avião a São Paulo nem os que decolaram de Congonhas tomaram atitudes, porque a aeronave não deu alerta do defeito. Os técnicos de manutenção também não detectaram o problema, porque a manutenção feita em escala de vôo não previa checagem das travas.

 

. Conclusão

A trava elétrica do reverso falhou, por causas indeterminadas, que podem até incluir efeitos da trepidação da aeronave. O projeto também contribuiu para a falha, porque a posição da trava dificulta a manutenção.

 

8:26 hs

 

. Defeito 

Com 89 passageiros e seis tripulantes a bordo, o avião começa a correr pela pista para a decolagem. Ainda no chão, dispara um alarme da cabine indicando falha no sistema que acelera automaticamente o avião (ATS).

 

. Reação da tripulação 

Os tripulantes ignoram o alarme, que volta a tocar depois. Eles tinham sido informados pelo piloto que voara anteriormente que o sistema estava com defeito.

 

. Conclusão 

A falha de ATS causou nos pilotos uma ilusão de que havia uma falha ali, o que contribuiu para o acidente.

 

Início do vôo

 

. Defeito 

No exato instante em que o avião sai do chão, o reverso da turbina direita se abre e inverte a propulsão daquele motor para trás, como uma marcha à ré. Na cabine, o painel não dá nenhum sinal de alarme, mas o manete de aceleração do motor recua violentamente, puxado por um sistema de cabos de segurança ligado ao reverso. O sistema serve para evitar que o reverso fique aberto com o motor acelerado.

 

. Reação da tripulação 

O co-piloto diz ''Travou!'', surpreso. Imaginando estar diante de uma falha de aceleração automática (ATS), diz ao co-piloto para desligar o ATS. O co-piloto confirma ter desligado o sistema.

 

. Conclusão 

a - A Fokker introduziu uma modificação no sistema elétrico de abertura do reverso que o tornou menos seguro. A mudança objetivava economizar alguns segundos na duração da bateria no caso de uma pane elétrica em vôo. Antes, a chance de esse tipo de falha ocorrer era de uma em 100 bilhões. Depois, passou a ser uma em 1 milhão.

b - O projeto do avião contribuiu para o ocorrido porque não permite que o piloto saiba, durante a decolagem, que o reverso está aberto.

c - A surpresa demonstrada pelos tripulantes desviou sua atenção e contribuiu para o acidente.

 

 

10 segundos seguintes

 

. Defeito 

O defeito é cíclico. O reverso se fecha, mas volta a abrir outras duas vezes em 10 segundos. Quando fechado, permite que o manete possa ser levado à frente. no momento em que o reverso se abre, o manete volta a ser recuado e permanece travado. O avião estava a 129 pés.

 

. Reação da tripulação 

Os tripulantes aceleram a turbina direita sempre que o equipamento permite. Na segunda vez em que o manete direito recua, a mão do tripulante traz junto o manete do motor esquerdo. Por quatro segundos, os dois motores ficam com aceleração mínima. Quando o manete está travado, a força exercida pelo piloto ou pelo co-piloto sobre ele chega a ser de 50 kg.

 

. Conclusão 

A ação dos tripulantes sobre o manete contribuiu para o acidente por duas razões:

a - A legislação brasileira não recomenda qualquer ação de tripulação frente a qualquer anormalidade, na cabine de vôo, quando a aeronave estiver a menos de 400 pés de altura.

b - Os tripulantes decidiram acelerar o motor direito quando o manete destravou, sem que o avião tenha fornecido a eles meios para que avaliassem o resultado dessa atitude.

 

15 segundos de vôo

 

. Defeito 

O sistema de cabos de segurança que evita a abertura do reverso com o motor acelerado cede. O manete de aceleração da turbina direita é liberado, embora o reverso permaneça aberto. O defeito desestabiliza por completo a aeronave.

 

. Reação da tripulação 

A tripulação mantém a carga sobre o manete e o leva à frente (acelerando o motor) no momento em que ele fica livre.

 

. Conclusão 

Houve falha no desenho do sistema. O cabo corre em um tubo, em que existe uma lacuna, deixada para manutenção. Foi nesse ponto em que a conexão do cabo cedeu à carga e desencaixou-se.

 

 

24 segundos de vôo

 

. A tragédia

O avião, impulsionado para a frente pelo motor esquerdo, e para trás pela turbina direita, tomba para a direita e cai sobre casas, matando todos a bordo e quatro pessoas em terra.

 

***

 

Recordando

Folha de S.Paulo (BOL - 01/11/1996 - 21h50)

 

O comandante Rolim Adolfo Amaro, fundador e presidente da TAM, chegou nesta sexta-feira (1) a São Paulo às 6h30, depois de pilotar quase a noite inteira seu jato Cessna Citation, vindo do Caribe. Às 15h, ele concedeu entrevista coletiva no aeroporto de Congonhas e afirmou que vai indenizar todas as vítimas que estavam a bordo do Fokker 100 sem que seja necessário qualquer iniciativa legal por parte das famílias. As demais vítimas, que foram mortas fora do avião, deverão entrar em contato com a TAM para que o caso seja encaminhado à Unibanco Seguros. A empresa está disposta a fazer acordo com as pessoas que foram prejudicadas e não estavam na aeronave.

"Faremos tudo para minimizar a dor das famílias", afirmou o presidente da TAM. O dinheiro a ser pago aos beneficiários das vítimas não deverá sair dos cofres da companhia. Isso porque, segundo a diretoria da empresa, a apólice de seguro feita pela TAM cobriria todas essas despesas.

O seguro da companhia cobre a aeronave, as vidas dos passageiros, tripulantes e terceiros - ele é da ordem de 429 milhões de dólares. Destes, 29 milhões de dólares são contra danos na aeronave e o restante contra os danos materiais e pessoais de terceiros.

"O valor é algo próximo a isso e será mais que suficiente para cobrir quaisquer prejuízos com o acidente", disse José Rudge, presidente da Unibanco Seguros.

 

***

 

Minhas considerações

 

Algumas pessoas aceitaram receber valores irrisórios a título de indenização nos dias seguintes ao acidente, ainda sob forte impacto emocional. A empresa obviamente aproveitou-se dessa condição. Eu estava lá, no Golden Flat (local para onde fomos levados, ao lado do aeroporto) e também sofri pressões nesse sentido. Muitos que aceitaram posteriormente não puderam  recorrer à Justiça. Alguns buscaram a justiça americana contra as empresas fabricantes das peças defeituosas e, as demais - eu e minha família, por exemplo - acionamos a justiça brasileira. Vencemos em todas as instâncias. A pedida inicial teve o valor reduzido para 1/10 do pleiteado e, mesmo assim, até hoje nada nos foi pago.

 

Considero esses fatos uma ofensa a minha dignidade, um atentado ao meu direito do cidadão, uma chacota por parte das empresas TAM e Unibanco Seguros que, se valendo do poder econômico e das brechas da Lei, vêm há dez anos postergando o pagamento de uma causa ganha, mesmo tendo o valor para o pagamento desde o dia do acidente por meio do seguro no valor de 429 milhões de dólares.

 

Observo isso como mais um exemplo de que onde há uma relação desigual de forças, a legislação deste país favorece os poderosos, comprovando que existem duas classes de cidadãos perante a Lei, os de primeira e os de segunda classe.

 

Revolta que a aparente correção e a palavra empenhada, pelo falecido presidente da TAM, não passaram de ações de marketing, inverdades para a imprensa com o intuito de preservar a imagem da TAM. Ação essa que deu certo, pois além de ser eleita a "Empresa do Ano" (Revista Exame - Maiores e Melhores) tornou-se um "case" para marqueteiros e assessores de comunicação, um exemplo de como lidar com situações difíceis sem o menor escrúpulo. 

 

A sensação que restou - além do trauma e dos altos prejuízos acarretados pelo acidente - é de descrença nas palavras desse tipo de pessoas, nas instituições que deveriam nos proteger, enfim, um sentimento de impotência diante de tamanho aviltamento, descaso e impunidade.

 

Leia a História Real do Acidente do Vôo 402 da TAM, com matérias e fotos,

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Outros acontecimentos em outubro


Jorge Tadeu da Silva

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O adeus do Rei Pelé
No dia 01 de outubro de 1977, Edson Arantes do Nascimento marcou um gol pelo Cosmos, contra o seu primeiro time: o Santos. Pelé é considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Campeão do mundo em 1958, 1962 e 1970, ficou conhecido por lances fantásticos por todos os clubes onde atuou.

 

Massacre no Carandiru
Em 02 de outubro de 1992, 111 presos foram mortos após uma briga generalizada no Pavilhão 9 da penitenciária do Carandiru, em São Paulo. A polícia tentou conter e foi autorizada a invadir pelo coronel da reserva Ubiratan Guimarães. Ele comandou os policiais e foi condenado a 632 anos de prisão.

 

Lançamento do Sputnik I
No dia 04 de outubro de 1957, a URSS surpreendeu o mundo ao lançar o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1. A esfera de metal, do tamanho de uma bola de praia, tinha quatro antenas que transmitiam sinais de rádio, inclusive um bip contínuo. Ficou 96 dias em órbita e incendiou-se no retorno à Terra.

 

Nova Constituição de 1988

No dia 05 de outubro de 1988, o presidente da Assembléia Nacional Constituinte Ulysses Guimarães, promulga a nova Constituição brasileira. De maneira geral, a nova Constituição descentraliza o poder e devolve ao Legislativo a exclusividade de legislar, ao suprimir o mecanismo dos decretos-leis.

 

Contaminação em Angra
No dia 08 de outubro de 1986, um vazamento de água radioativa acaba levando pânico para a população das cidades de Angra dos Reis e Paraty. A informação foi escondida da sociedade por algum tempo. Foram 22 mil litros de água radioativa da Usina Nuclear de Angra I que poderiam ter causado câncer em 50 mil pessoas.

 

Santos campeão mundial
No dia 10 de outubro de 1962, o Santos Futebol Clube venceu o Benfica por 5 a 2 na Vila Belmiro e foi a primeira equipe brasileira a ganhar o título mundial interclubes. Durante aquele período o Santos conquistou todos os títulos possíveis que disputou, sendo considerado um dos maiores times da história.

 

Nasce o 6.000.000.000
Em 12 de outubro de 1999, Adnan Nevic entrou para a história. Ele é o ser humano de número seis bilhões, nascido na Bósnia, com 3,5 kg. É o primeiro filho da muçulmana Helac Fatima.

 

Ayrton Senna é tri na F-1
Em 20 de outubro de 1991, Ayrton Senna da Silva igualaria Nélson Piquet e seria mais um tricampeão mundial de Fórmula-1. Novamente no circuito de Suzuka, no Japão, Ayrton Senna disputava o título da temporada com o inglês Nigel Mansell, da Williams, que na décima volta, abandonou a prova.

 

A 1ª lâmpada elétrica
Em 21 de outubro de 1879, Thomas Edison in-
ventou a primeira lâmpada elétrica, feita com fila-
mento de carvão, que ficou acesa por 45 horas. Sua invenção vinha de seu desejo de fazer pequenas lâmpadas que pudessem ser usadas no lar, como um substituto do gás, principal meio de iluminação naquele tempo.

 

A "Guerra dos Mísseis"
Em 22 de outubro de 1962, americanos e soviéticos por pouco não iniciaram o que seria a Terceira Guerra Mundial. O presidente americano John Kennedy anuncia ter provas da existência dos mísseis soviéticos e monta um bloqueio aeronaval contra Cuba. A União Soviética cede seis dias mais tarde.

 

Primeiro vôo do 14-Bis
Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont fez um vôo de 70 metros com o avião construído por ele. O 14-Bis não necessitava de veículo auxiliar e,desta vez, ele estava disposto a se elevar do solo somente com o aparelho. Possuía 4,81m de altura e ficou sete segundos no ar. Essa invenção o deixou famoso em todo mundo.

 

A Revolução de 1930
Em 24 de outubro de 1930, reconhecendo o avanço da guerra civil, os militares do Rio de Janeiro depuseram o presidente Washington Luís, semanas antes do fim de seu mandato. O poder foi entregue a Getúlio Vargas, chefe político da Revolução de 1930. Iniciava o período getulista ou a Era Vargas.

 

Nascem as leis do futebol
Em 26 de outubro de 1863 são definidas as regras do futebol, em Londres. Um esporte jogado somente com os pés, porém regulamentado apenas com a fundação do The Football Association. Foi rápido o seu progresso e em poucos anos se tornou o esporte de maior preferência e o mais popular em todo o mundo.

 

 

Martinho Lutero

Em 31 de outubro de 1517 Martinho Lutero prega suas 95 teses na porta do Palácio de Wittenberg, marcando o começo da Reforma Protestante na Alemanha.

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Fatos  históricos relatados anteriormente

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                     SETEMBRO - O acidente radioativo em Goiânia

                     AGOSTO - Hiroshima e Nagasaki - O primeiro ataque atômico da história

                     JULHO - A derrota que abalou um país inteiro

                     JUNHO - A passeata dos 100 mil e o Watergate

                     MAIO - O fim da II Guerra na Europa

                     ABRIL - A Revolução dos Cravos

                     MARÇO - 31 de março de 1964, o dia do Golpe Militar

                     FEVEREIRO - Incêndio do Joelma e a explosão do Columbia

                     JANEIRO - Diretas Já e a libertação em Auschwitz

                     DEZEMBRO - O AI-5 e Outros Fatos Históricos

                     NOVEMBRO - A Queda do Muro de Berlim e O Retorno dos Anistiados

                     OUTUBRO - O Acidente da TAM e o Assassinato de Herzog

                     SETEMBRO - Os dois 11 de setembro

                     AGOSTO - 24 de Agosto de 1.954: Getúlio Vargas suicida-se
                     AGOSTO - Berlim amanhece dividida por muro  
                     JULHO - Há 60 anos era detonada a primeira bomba atômica

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Pesquisa: Jorge Tadeu da Silva - Outubro / 2006

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